Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Minha mãe é pobrezinha

Continuando pelos acordes do fado corrido, trago esta maravilha que encontrei por aí de ouvir em desgarrada a magnífica fadista Marina Mota (ela sabe fazer muitas coisas bem feitas, mas como fadista é das maiores) e o Carlos Macedo, um interprete, músico e autor dos melhores que o fado têm.

A letra é de Linhares Barbosa, neste fado conhecido popularmente como Tonecas e Marianela


Minha mãe é pobrezinha
Não tem nada para me dar
Dá-me beijos, coitadinha
E depois põe-se a chorar

Tonecas e Marianela
Dois engraçados garotos,
Foram sentar-se, os marotos
Por sob a minha janela,
Nisto diz ele p'ra ela;
Andas tão mal vestidinha
Ando sim, mas não é minha,
A culpa de andar assim,
A vida está tão ruím
Minha mãe é pobrezinha

Tu nunca andaste calçada
Nunca tiveste sapatos
Ela baixou os gaiatos
Olhitos, envergonhada,
Tu nunca tiveste nada,
Uma corda p'ra saltar,
Um arco para brincar
Um tambor, muitas bonecas
Minha mãezinha, Tonecas
Não tem nada p'ra me dar

Eu não posso perceber
tu nunca foste á escola
Para gente p'ra pedir esmola
Não precisa saber ler
Então onde vais comer?
A casa duma vizinha!
Vou lá pela manhãzinha
Á noite vou lá também
E depois, a minha mãe
Dá-me beijos coitadinha

Beijos são apenas beijos
perdoa que eu te diga
Se não enchem a barriga
Não devem matar desejos
Mas não sabem a sobejos
Têm outro paladar
Sabem ao doce manjar
Dos mais ternos alimentos
Minha mãe dá-mos aos centos
E depois põe-se a chorar


Caso não consiga ver o vídeo clicar >>>>>>>>>>>>> aqui


5 comentários:

A.ANDRÉ disse...

Gosto muito de fado, cantado em desgarrada é fantástico.
Não conhecia esta faceta da Marina Mota, adorei ouvi-los. Porque não os vemos actuar juntos nas nossas TVs?

Luís Filipe Maia disse...

As nossas Tvs não gostam de música portuguesa e ainda menos de fado.

A Marina Mota tem muitas facetas, mas olhe que a de fadista é por certo uma onde ela está mais à vontade.

É muito difícil governar a vida como fadista profissional, quem pode vira-se para outras áreas

Anónimo disse...

Ouvindo estes dois grandes ARTISTAS dotados de tanta ARTE,entre as quais intérpretes do nosso FADO tão bem cantado.Reparem como se percebe a história que estão a contar a preocupação dos dois na dicção.
Isto ninguém ouve,ninguém vê,anda tudo cego e surdo,como é possivel duas vozes lindissimas e parecem não existir.Naõ pertenço ao mundo artistico sou um grande admirador do nosso verdadeiro FADO e cantado assim quer queiram,quer naõ , grandes FADISTAS ESTES DOIS. MARINA MOTA E CARLOS MACEDO .
Que justiça seja feita com todo o mérito a que tem direito.Acordem TVs. Adorei os vossos comentários Sr.A.André e Sr.Luis Filipe Maia mostram que são verdadeiros apreciadores do nosso FADO.Temos mais bons fadistas mas desses falam sempre e não é correcto,quando há outros como é o caso destes dois MARINA MOTA E CARLOS MACEDO com o mesmo valor e até mais do que a maioria.ACORDEM ANTES QUE SEJA TARDE BEM HAJAM A TODOS .António Carapeto.

Anónimo disse...

Não me canso de os ouvir tanto a MARINA MOTA como O CARLOS MACEDO Grandes intérpretes do nosso fado pode haver igual, mas melhor naõ me convencem e já ouço fado há largos anos, cada vez tenho mais saudades de os ouvir ao vivo ,pois na maioria dos espectáculos que passam nas tvs e nos locais ao ar livre,são sempre os mesmos fadistas tenham dó,mas pelo que vejo devem ser grupinhos e andam como bandos ninguém entra naõ vá alguém lhes roubar o tacho tudo isto é muito triste e veio acontecer a quando do falecimento da nossa e unica a primeira a levar o nosso fado além fronteiras AMÁLIA RODRIGUES e num tempo dificil.Hoje só se safa quem é chico esperto ou tem a sorte de ter uma carinha laroca,saber cantar já não tem importancia por isso saõ tantos e na maioria maus aliás temos um exemplo flagrante e neste caso na cançaõ toni carreira e companhia(familia)limitada.Além de roubar direitos autoriais aos verdadeiros compositores ,não canta nenhum e claro lá está ,tem gente que investiu pipas e entaõ a história passou ao lado é o maior é de facto uma prova em como o dinheiro fala mais alto sorte dele ok.Agora volto atrás o que aconteceu com estes dois brilhantes artistas MARINA MOTA E CARLOS MACEDO que aqui sim valia a pena investir pois tanto um como outro tem QUALIDADE.Isto naõ tem a ver com o país mas sim as gentes mesquinhas e invejosas pois naõ sendo isso não entendo.
Sinceramente tenho pena de já naõ ter idade.Senaõ quem investia era eu.Vou ficar por aqui e vou me deliciar com estes dois grandes FADISTAS MARINA MOTA E CARLOS MACEDO.Felizmente que EXISTE o YOU TUBE só vejo e oiço quem gosto. CARLOS MACEDO E MARINA MOTA.São uma delicia para os meus ouvidos.

FILIPE GOMNZAGA disse...

GOSTO MUITO DO FADO,E PARA QUEM GOSTA E SENTE ASSIM COMO EU DA PARA ARREPIAR, QUANDE SE OUVE AS VOZES COMO AS DE MARINA E CARLOS MACEDO. SOU FADISTA AMADOR.VIBRO COM ESTA MANEIRA DE CANTAR O FADO. A FADISTAS!!!!
FILIPE GONZAGA